Portfolio- Grupo Educação Especial


Objectivos subjacentes na prática pedagógica do Agrupamento:

            Ponto 2 do Artº 1º do Decreto-lei 3/2008

  • A promoção da inclusão educativa e social;
  • O acesso e sucesso educativo;
  • A promoção da igualdade de oportunidades;
  • A preparação para o prosseguimento de estudos;
  • A preparação para a vida pré-escolar.

Princípios Orientadores que regem os Prof.s de Ed. Especial do Agrupamento

Artº 2º do Decreto-lei 3/2008  

  •  Justiça e solidariedade social;
  • Não discriminação e combate à exclusão social;
  • Igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativo;
  • Participação dos Encarregados de Educação;

Competências dos Professores de Educação Especial no Agrupamento:

a) Colaborar com os órgãos de gestão do Agrupamento no sentido de criar e desenvolver as condições necessárias para uma boa inclusão de alunos com necessidade educativas especiais no ensino regular; 

b) Participar nas avaliações especializadas, no âmbito dos processos de Referenciação dos alunos que possam eventualmente necessitar de Educação Especial.

c) Elaborar, com a psicóloga do agrupamento, de Relatórios Técnico Pedagógicos, sempre que solicitados pelo Órgão de Gestão do Agrupamento;

d) Determinar os apoios especializados, as adequações do processo ensino/aprendizagem e as tecnologias de apoio de que o aluno deva beneficiar;

e) Encaminhar alunos que foram objecto do processo de Referenciação e Avaliação, mas que não carecem da intervenção dos serviços especializados, para os apoios a disponibilizar pela escola

f) - Cooperar com o professor Titular de Turma / Director de Turma na elaboração do Programa Educativo Individual (PEI);

g) Participar na elaboração do Plano Individual de Transição (PIT);

h) Elaborar relatórios circunstanciados, no final do ano lectivo, em conjunto com a psicóloga, professor Titular de Turma /Director de Turma e outros técnicos envolvidos no processo educativo dos alunos com NEE;

i) Colaborar na revisão do PEI dos alunos com os elementos que nele participam;

j) Leccionar áreas curriculares específicas conducentes à autonomia pessoal e social dos alunos com Currículo Específico Individual (CEI);

l) Apoiar os alunos na utilização de materiais didácticos adaptados e nas tecnologias de apoio;

m) Orientar e assegurar o desenvolvimento dos CEI`s

 n) Apresentar propostas para o Plano Anual de Actividades decorrentes do Projecto Educativo do Agrupamento;

o) Colaborar na articulação de todos os serviços e entidades que intervêm no processo de reabilitação dos alunos;

p) Participar nas reuniões de conselho de turma/conselho de docentes, quando convocados;

q) Sensibilizar os professores disponibilizando informação técnica e saberes específicos;

r) Colaborar com os directores de turma nos contactos com os encarregados de educação dos alunos com NEE;

s) Colaborar com os directores de turma na procura de formas de promover relações de confiança para uma boa integração no meio escolar;

t) Acompanhar os alunos com NEE nas visitas de estudo e/ou outras actividades, sempre que necessário.

 

Apoios Educativos Especializados

Enquadramento

04-06-2011 12:18
A Educação Especial em conjunto com os vários órgãos do Agrupamento, docentes e estruturas da comunidade, visa a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e da ...

Processo de referenciação, avaliação e programação de necessidades educativas especiais

04-06-2011 11:52
  Referenciação: O documento de referenciação é elaborado pelo educador, professor do 1º ciclo, director de turma, familiar ou ainda um técnico ou serviço que tenha tomado conhecimento da eventual existência de NEE na criança ou jovem. A referenciação é feita aos órgãos de administração e...

Destinatários

04-06-2011 11:48
O Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro, “define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, particular e cooperativo, visando a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas...