Intervenção- Modelo DIR / Floor Time

04-06-2011 22:55

Desenvolvimento das diferenças Individuais baseado na Relação - D.I.R

  • Seguir a actividade da criança;
  •   Entrar na sua actividade e apoiar as suas intenções, tendo sempre em conta as diferenças individuais e os estádios do desenvolvimentoemocional da criança;
  • Através da nossa própria expressão afectiva e das nossas acções, levar a criança a envolver-se e a interagir connosco;
  •   Abrir e fechar ciclos de comunicação (comunicação recíproca), utilizando estratégias como o «jogo obstrutivo»;
  •   Alargar a gama de experiências interactivas do jogo;
  •   Alargar a gama de competências motoras e de processamento sensorial;
  • Adaptar as intervenções às diferenças individuais de processamento auditivo e visuo-espacial, planeamento motor e modulação sensorial.
  •   Tentar mobilizar em simultâneo os seis níveis funcionais de desenvolvimento emocional (atenção, envolvimento, reciprocidade, comunicação, utilização de sequências de ideias e pensamento lógico emocional).(Greenspan, 1992b; Greenspan & Wieder, 1998).
  • Auto–regulação e Atenção;
  •   Interacções sociais, i.e., reciprocidade e incremento da resoluções de problemas (incluindo dar atenção a vários tipos de estímulos , contextos e iniciar leituras e responder às intenções) ;
  • Inter-relações e Vinculação;
  •  
  • Uso adequado da linguagem (pragmático) e do brincar (com brinquedos e outros objectos), assim como o uso de ideias (com significado adequado, associado à progressão do pensamento lógico até ao abstracto.

 

D.I.R é parte da intervenção – ESTIMULAÇÃO de capacidades para o diagnóstico definitivo do autismo.